Douglas Ruas é eleito governador do Rio após anulação
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro anulou os votos de Anthony Garotinho, o que fez Douglas Ruas (PL) ultrapassar 50% dos votos válidos e ser eleito governador no primeiro turno. A decisão encerra a disputa judicial que envolveu Eduardo Paes.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) determinou a anulação dos quase 275 mil votos recebidos por Anthony Garotinho (Republicanos) no primeiro turno das eleições. Com isso, Douglas Ruas (PL), que havia terminado o domingo 4 com 49,27% dos votos válidos, ultrapassou a marca de 50% e foi eleito governador do estado, sem necessidade de segundo turno contra Eduardo Paes (PSD).
A decisão judicial muda o cenário eleitoral fluminense e confirma a vitória de Ruas, que já se pronunciou como governador eleito em coletiva de imprensa no Centro do Rio. O desfecho reforça, segundo o candidato, a escolha do povo por mudanças.
Anulação de votos define eleição
Os votos de Garotinho correspondiam a 3,17% dos votos válidos no primeiro turno. Sem essa contagem, Ruas passou dos 50% necessários para evitar o segundo turno. A anulação foi determinada pelo TRE-RJ após pedido inicial da equipe de Paes, que buscava a inelegibilidade de Garotinho antes do pleito.
No início desta semana, Garotinho aceitou ter os próprios votos anulados, o que abriria caminho para a eleição de Ruas. A postura de Paes, entretanto, mudou ao longo do processo: ele passou a pedir a validação dos votos, o que lhe garantiria a disputa no segundo turno. Após sucessivas derrotas no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato do PSD admitiu a derrota.
Trajetória política de Douglas Ruas
Natural de São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio com cerca de 1 milhão de habitantes, Douglas Ruas dos Santos tem 37 anos. É bacharel em Direito, com especialização em gestão pública, e concursado da Polícia Civil fluminense.
Sua trajetória política começou em 1º de janeiro de 2021, quando assumiu a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo, cargo que ocupou até 2 de abril de 2022. Seis meses depois, foi eleito deputado estadual do Rio de Janeiro.
Entre setembro de 2023 e março de 2026, Ruas esteve afastado do mandato para atuar como secretário de Cidades do governo estadual, durante a administração de Cláudio Castro (PL). Desde 17 de abril deste ano, exerce a presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), tendo recebido 44 dos 70 votos possíveis.
Reação do governador eleito
Na coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, Ruas afirmou que o desfecho do primeiro turno reforçou a escolha do povo fluminense por mudanças. A declaração foi dada já na condição de governador eleito, após a definição judicial.
O candidato não detalhou planos de governo na ocasião, mas sinalizou que sua gestão terá como base o resultado das urnas e a confiança da população. A fonte não detalhou outros pontos da fala.
A eleição de Ruas representa uma virada no cenário político do Rio, encerrando a disputa judicial que marcou o período pós-primeiro turno. Com a decisão, o estado terá um novo governador a partir de janeiro.
Fonte
- revistaoeste.com
- São Gonçalo (www.ibge.gov.br)
Deixe seu comentário