Dia D do Outubro Rosa fez 517 exames preventivos do câncer do colo de útero em mulheres de Birigui

A Secretaria de Saúde de Birigui realizou 517 exames preventivos do câncer do colo do útero no Dia D da Campanha Outubro Rosa, realizado no último sábado, dia 5 de outubro.

O Outubro Rosa visa alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad, no último sábado (5) as dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Ambulatório de Saúde da Mulher atenderam moradoras de Birigui das 8h às 17h.

A Campanha Outubro Rosa continua. Até a próxima sexta-feira, 11 de outubro, não há necessidade de agendamento para a realização do exame preventivo. Após o dia 11, a coleta de preventivos seguirá a rotina da Estratégia Saúde da Família (ESF), com agendamento.

Além do exame preventivo para o câncer do colo do útero, a Secretaria de Saúde realizará várias ações de orientação para as mulheres. Serão realizadas palestras educativas em sala de espera, palestras em grupos de hiperdia e grupos permanentes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Esta ação da Prefeitura de Birigui cumpre o Objetivo 3 “Saúde e Bem Estar” dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030.

Outras informações sobre o tema “Saúde da Mulher” podem ser obtidas na UBS de referência do morador de Birigui.

A Secretaria de Saúde de Birigui atende pelo fone: 3643-6233.

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by