Vacinação contra pólio e sarampo atinge 60% da meta; campanha segue até o final deste mês

Balanço da Secretaria de Saúde de Birigui, divulgado nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, mostra que 3.153 crianças de um a menores de cinco anos já foram imunizadas contra a pólio e 3.114 contra o sarampo, o que representa 60% de cobertura. A campanha de vacinação segue até o dia 31 deste mês em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Somente no último sábado (18), Dia D da Campanha de Vacinação em todo o País, 1.233 crianças foram imunizadas na cidade. Neste dia, todas as unidades de saúde, Vigilância Epidemiológica e a escola municipal Yvonne Miragaia Peruzzo, no bairro Portal da Pérola 2, abriram em horário especial para vacinar o público-alvo.

A meta da secretaria é imunizar 5.214 crianças contra as doenças até o término da campanha. Por isso, é muito importante que os papais e mamães levem os seus filhos à unidade de saúde mais próxima o quanto antes, munidos da carteirinha de vacinação. De segunda a sexta-feira, as vacinas são aplicadas nas dez UBSs do município das 7h às 18h.

PREVENÇÃO

“A vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil, doença já eliminada. Mesmo as crianças que já receberam as doses antes do início da campanha devem se vacinadas”, alertou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves.

Conforme o Ministério da Saúde, atualmente há dois surtos de sarampo no país: um em Roraima e outro no Amazonas, o que reforça a necessidade da vacinação. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 296 casos da doença e 101 continuam em investigação.

ROTARY

A Secretaria de Saúde contou com a parceria de três clubes de serviços do município na divulgação da campanha. Na sexta-feira (17) e no sábado (18), o Rotary Club de Birigui, Rotary Club XIX de Abril e Rotary Club Cidade Pérola realizaram uma mobilização em semáforos da região central da cidade com faixas de divulgação e distribuição de material explicativo sobre a importância da vacinação.

Fonte: Da redação – com informações Prefeitura Birigui