Sete práticas sustentáveis para aplicar em qualquer empresa

O mundo enfrenta um problema alarmante: a produção de lixo e seus devastadores impactos ambientais. Imagens assustadoras como o do depósito de cerca de 87 mil toneladas de lixo plástico no Oceano Pacifico podem se tornar cada vez mais comum e em pouco tempo, caso todos os setores da sociedade não comecem a tomar medidas mais sustentáveis e conscientes.
Veja como as empresas podem tomar ações simples e sustentáveis nas suas atividades cotidianas, diminuindo a geração de resíduos e também evitando o desperdício de energia.
Treinamentos e conscientização
O primeiro passo para ser sustentável é conscientizar a população empresarial da importância dessas medidas para o meio ambiente. Realize palestras e treinamentos com seus funcionários para que eles se engajem nas ações a serem adotadas no trabalho e também a aplicarem fora dele, em suas casas e outros ambientes coletivos.
Evite os descartáveis
Estimule os colaboradores a usarem canecas, copos, garrafas e talheres laváveis, não descartáveis. Reduza o quanto puder materiais descartáveis e estimule a reutilização de materiais como papel, que pode servir de rascunho antes de irem para o lixo.
Coleta seletiva
Implantar a coleta seletiva é um passo fundamental para tornar uma empresa realmente sustentável. Com ele, todos os resíduos de diferente natureza poderão ser reciclados ou descartados de maneira adequada, sem agressão ao meio ambiente. Esse processo também viabiliza melhorias no planejamento de custos, já que o gerenciamento de resíduos profissional diminui a poluição e prejuízos, localizando e extinguindo o desperdício de materiais em toda a cadeia produtiva, podendo também identificar materiais que podem ser rentáveis quando vendidos para coletores especializados.
Cuide da infraestrutura
A manutenção preventiva das instalações da empresa é fundamental para evitar problemas estruturais como vazamentos de água e problemas com a rede elétrica. Vale a pena investir em pontos de iluminação mais econômicos, LED, sensores de presença para lâmpadas e temporizadores. Na presença de ar condicionado, verifique se as portas e janelas estão sempre fechadas durante a operação do equipamento. Também conscientize os funcionários a sempre desligar computadores e outros equipamentos que não estejam em uso.
Não desperdice água
Além de estar sempre atento às condições dos encanamentos e da pressurização da água, invista em torneiras com temporizadores, que se desligam sozinha após o uso.  Existem também modelos de saída de água com menor vazão, diminuindo o desperdício.
Busque fornecedores conscientes
Verifique junto aos seus fornecedores quais deles possuem certificação ambiental ou se seguem padrões de garantia e qualidade. Dê preferência às empresas parceiras que cumpram com suas obrigações ao meio ambiente e à sociedade.
Incentive o transporte alternativo
Caso a estrutura da empresa permita, invista em um bicicletário e vestiário para que seu colaboradores tenham a opção de pedalar até o trabalho e diminuam e a emissão dos gases poluentes presentes nos combustíveis dos carros e motocicletas.

 

 

Fonte: Da redação com informações Aline Matos