Trabalho de Saúde Mental de Araçatuba é premiado pelo Estado

Um trabalho de humanização no atendimento aos cidadãos com doença mental desenvolvido em Araçatuba ganhou o primeiro lugar em um programa de incentivo da Secretaria do Estado de Saúde. O troféu foi apresentado ao prefeito Dilador Borges, no final da tarde desta sexta-feira (6), pelos representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da OS (Organização Social) Benedita Fernandes.

O trabalho “Cuidado dos Cuidadores – Colcha de Retalhos” foi criado em parceria entre a administração municipal e a organização. Ele surgiu para unir os conhecimentos técnicos dos gestores com a experiência dos profissionais de saúde que trabalham nas duas unidades de abrigo e cuidados para pacientes de doenças mentais do município.

O objetivo foi melhorar  a qualidade dos serviços prestados nas casas terapêuticas “Violeta” e “Beija Flor”, que atendem 10 pacientes, cada, e funcionam na Vila Estádio. O serviço é oferecido pela Prefeitura de Araçatuba e é gerido pela organização social. Elas abrigam os pacientes que moravam nos antigos hospitais psiquiátricos e que não foram acolhidos por suas famílias após a extinção destes serviços em atendimento a uma lei federal.

A gerente do Serviço de Saúde da OS Benedita Fernandes, Leodete de Oliveira Guerhardt explicou que o trabalho premiado foi apresentado para outros gestores do Estado em um evento realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, no último dia 4. O evento foi a “Primeira Mosta Raps (Rede de Atenção Psicossocial) de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas”, promovido pelo Estado.

Deste trabalho, realizado entre os dias 10 e 26 de outubro passado, participaram quatro profissionais dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e 12 cuidadores. Neste período, os técnicos e os profissionais uniram seus conhecimentos.

MELHORIA

A diretora do Departamento de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Paula Roberta Pedruci Leme, afirmou que o resultado foi uma melhoria significativa  e imediata dos serviços oferecidos. “Os cuidadores puderam falar de suas atividades e também adquiriram conhecimento que ampliou suas sensibilidades e olhar holístico sobre a situação em que estão inseridos”, destacou Paula.

Também estiveram presentes na visita ao prefeito a chefe da Divisão de Saúde Mental do município, Alessandra Pedroso; o gerente administrativo da OS Benedita Fernandes, Vladmir Vitoriano e a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Aparecida Nava. Eles destacam a importância deste tipo de capacitação para a melhoria de vida dos cuidadores e consequentemente, dos pacientes.

O prefeito Dilador Borges disse que ficou encantado com o trabalho realizado pelos gestores e que esta dinâmica implementada realmente merecia premiação e os aplausos. “Eles são os anjos que cuidam de nossos irmãos em situação delicada. E quando podemos cuidar dos nossos cuidadores toda a sociedade ganha”, afirmou o prefeito.

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by