Science Days – Unisalesiano promove evento em parceria com NASA


O UniSALESIANO sediará uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina, a “Science Days”. O evento será promovido em parceria com o KSC International Academy e participação da NASA, nos dias 24 e 25 de setembro, com a expectativa de receber mais de 15 mil participantes, dentre eles: crianças, jovens, adultos, empresários, cientistas e demais interessados.

De acordo com um dos membros da Comissão Organizadora do evento, Prof. Rodrigo Simon, o Science Days é inspirado no “Dia do Espaço”, da Flórida (EUA), e visa incentivar e motivar jovens, pais e educadores sobre a importância da ciência e da tecnologia por meio da educação científica.

A concretização dessa feira só será possível graças ao convênio firmado pelo Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, com a KSC International Academy e Brazil-Florida Chamber of Commerce – BFCC. Por meio dele, o docente de Engenharia, Rodrigo Simon, foi convidado para participar da “Innovation Week”, uma semana de imersão no Programa Inovação e Tecnologia, na agência espacial americana, promovida em 2016.

O convite partiu de Jefferson Michaelis, Diretor do Kennedy Space Center Academy e também Presidente da Câmara Brasil-Flórida de Comércio. Após esse encontro, Michaelis esteve no UniSALESIANO e palestrou na Semana de Engenharia, também no ano de 2016.

Dessa aliança, surgiu a oportunidade de alunos dos cursos de Engenharia e docentes irem aos EUA para participar do “Innovation Tech Week Draft”, em 2017. Os dez acadêmicos apresentaram projetos como o Clinostat 3D; Exoesqueleto para membros superiores; Controle de mão biônica por interface cérebro-máquina e os óculos para deficientes visuais.

Já na “Science Days”, serão promovidas palestras e conversas com cientistas, astronautas e diretores da NASA. Segundo o docente Edval Rodrigues de Viveiros, que também integra a organização do evento, haverá uma exposição especial em comemoração aos 50 anos da Missão Apollo. “Terão itens de várias missões Apollo, como trajes espaciais, alimentação de astronauta, equipamentos eletrônicos, réplicas em escala de diversas naves e módulos, além da apresentação dos veículos de exploração espacial chamados de “rovers”, da Missão Osiris REX”, completou Viveiros.

Haverá exposição de empresas renomadas nas áreas de automação industrial e agrícola; geração e distribuição de energia elétrica convencional, solar e fotovoltaica; realidade virtual e aumentada; tecnologia aeroespacial; escola de tecnologia que trabalha com robótica, como drones; e tecnologia na área de saúde, como próteses e equipamentos médico-hospitalares.

“Teremos também mostra de trabalhos científicos de escolas públicas municipais e estaduais, bem como de escolas particulares e, ainda, de escolas da Rede SESI de Penápolis, Birigui, Araçatuba e Guararapes, e do SENAI de Araçatuba, que apresentarão projetos na área de mecânica, eletrônica, robótica, mobilidade urbana, FabLab e experimentos científicos.”

Concomitantemente, acontecerão várias mostras tecnológicas e científicas de trabalhos, projetos e protótipos desenvolvidos por acadêmicos do UniSALESIANO, envolvendo diversos cursos.

CONCURSO DE REDAÇÃO

Em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba, e apoio das Diretorias de Penápolis, Birigui e Andradina, a “Science Days” terá um Concurso de Redação que premiará a melhor redação sob a temática do filme “Perdido em Marte”, podendo participar alunos de escolas públicas e privadas. “O prêmio para a redação do Ensino Médio será uma viagem para a NASA Kennedy Space Center, na Flórida”, ressaltou Viveiros.

Conforme os organizadores, o “Science Days” deve ser compreendido não apenas como um evento nas áreas de Ciência e Tecnologia, mas, sobretudo, de todas áreas do conhecimento humano, já que o alcance da pesquisa aeroespacial atinge ramos como o Direito (Direito Internacional), Administração (gerenciamento de projetos e empresas), Medicina (incluindo-se aqui a Fisiologia do Exercício), Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia (diretamente relacionado com as consequências dos ambientes de microgravidade e gravidade zero).

Além de tudo isto, o evento traz para o Brasil, especialmente para Araçatuba e região, a oportunidade de negócios com os EUA, em função principalmente tanto da realização de parcerias com a BFCC – Câmara do Comércio Brasil-Flórida, assim como acesso direto ao “Programa NASA Spinoff de Transferência de Tecnologia”, abrangendo mais de 1.200 tecnologias disponíveis para uso.

“Este evento já era esperado há dois anos, quando iniciamos o planejamento para realização juntamente com a Semana da Engenharia e Tecnologia do UniSALESIANO, por exigir uma organização específica e estratégica pelo alto custo envolvido”, explicou o coordenador de cursos de Engenharia da Instituição, Prof. Nelson Hitoshi Takiy.

Segundo ele, a “Science Days” trará para a região um grande salto em apresentações de Feiras de Ciências. “Algo muito inovador e de grande impacto tecnológico”, disse.

Para participar das atividades, é necessário que o interessado faça o credenciamento no site do UniSALESIANO – www.unisalesiano.com.br, e redes sociais do Science Days Araçatuba. Além de Simon, Viveiros e Takiy, compõem a comissão organizadora o coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Giuliano Pincerato, e os docentes Fernando Henrique Alves Benedito, Priscila Morais, Daniela Navarro Almeida Bernardo.

Fonte: Da redação

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by