Resgate da infância: Cras 3 oferece gratuitamente oficina de boneca de pano

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS 3 “Daria Brambila do Nascimento” da região do Toselar, esta realizando  oficina denominada “Boneca de Pano” com as famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF.

A oficina tem por objetivo promover um encontro intergeracional além de resgatar a infância e a memória afetiva dos participantes. Todas as bonecas são confeccionadas a mão, em tecido feltro e também com diversos tipos de tecido.

A ação foi desenvolvida pela equipe do CRAS e realizado pela Monitora de Atividades Artesanais Lesley Cristina Pelarin Araújo, tendo a participação de aproximadamente 10 mulheres em 12 encontros semanais.

Um novo grupo será formado pela equipe e os interessados que residem no entorno do CRAS 3, poderão se inscrever na unidade localizada na Rua Wilson Troncoso, 315, no Residencial Alvorada.

SCFV

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

 O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

 É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares para a superação das vulnerabilidades sociais apresentadas.

 PAIF

Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e oficinas de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Rafael Ribeiro 99602-5557

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by