Pronto Socorro Araçatuba comemora 1 ano das novas instalações e anuncia mudanças em laboratório e pediatria

O pronto-socorro de Araçatuba (SP) passará a ter um laboratório para realização dos exames dos pacientes dentro da própria unidade.

O anúncio foi feito pela OSS (Organização Social de Saúde) Santa Casa de Misericórdia de Birigui, que é a gerenciadora da unidade de saúde e realizou cerimônia na manhã desta sexta-feira (5) para comemorar 1 ano de funcionamento do serviço no prédio do antigo Hospital Santana.

Outra novidade, segundo a OSS, será a criação de um espaço próprio para atendimento de pediatria.

O gerente de projeto da gerenciadora, médico Carlos Henrique Mori Frade Gomes, que administra o pronto-socorro, explica que desde a transferência do atendimento para o novo prédio, em 5 de julho de 2018, um laboratório é responsável por fazer os exames dos pacientes atendidos na unidade.

Demora

Como o laboratório funciona em outro espaço, é preciso levar o material colhido para análise e o resultado demora até duas horas para ficar pronto, fazendo com que o paciente tenha que esperar todo esse tempo.

A forma encontrada para agilizar esse procedimento foi a instalação desse laboratório dentro do PS.

Isso, segundo Gomes, não terá nenhum custo para o município, já que o próprio laboratório concordou em fazer as adequações no prédio e irá utilizar os equipamentos que já possui.

A estimativa dele é de que o novo laboratório esteja funcionando em até 90 dias. Quando o serviço estiver atendendo, o tempo de espera para resultados de alguns exames deve cair para 20 minutos, de acordo com o diretor de projeto.

Pediatria

Sobre o espaço específico para atendimento de pediatria, a ideia é que ele esteja concluído também dentro de 90 dias.

Gomes explica que a mudança nesse caso atende pedido do Comus (Conselho Municipal de Saúde) e da própria população, que queixa do atendimento às crianças ser feito junto com os adultos.

“Infelizmente existem pessoas mal educadas, que falam palavrão, pacientes gementes de dor, e a criança assistindo aquilo tudo. Então a gente entendeu a necessidade de que a criança tivesse um atendimento acolhedor para ela”, explica.

A ala de pediatria será montada no espaço que seria destinado ao atendimento ortopédico. Quando ele estiver em funcionamento, assim que der entrada no pronto-socorro, a criança passará pela sala de classificação de risco e será encaminhada diretamente ao setor de atendimento exclusivo destinado a ela.

Atendimentos

O diretor de projeto do pronto-socorro informou que nesse primeiro ano de atendimento no novo prédio, quase 260 mil pacientes passaram pelo local, volume superior à população da cidade, que é de pouco menos de 200 mil pessoas. Desse total, quase 20 mil foram atendimentos pediátricos.

A unidade conta com um pediatra por plantão, oferecendo 24 horas de atendimento. Em média, de 130 a 150 crianças passam pelo hospital por dia.

Inicialmente atendia-se apenas crianças de 0 a 6 anos, o que gerava reclamações dos pais. Atualmente, segundo Gomes, o atendimento pediátrico é para crianças de 0 a 12 anos.

“Havia essa diferença de idade por causa da demanda. A gente entendia que a procura seria muito grande. Mas com o decorrer do atendimento, percebeu-se que era possível atender”, argumentou.

O prefeito Dilador Borges (PSDB), que chegou de viagem ao México no início da manhã, prestigiou a cerimônia de comemoração de 1 ano no novo prédio e depois participou de visita às instalações do pronto-socorro.

O vereador Jaime José da Silva (PTB), o Dr. Jaime; e o presidente do Comus, Thiago Mendes, também estiveram presentes.

Fonte: Da redação com informações HJMais

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by