Desenvolvimento Econômico: Birigui registra abertura de mais de 1.400 empresas em 2018

Birigui registrou em 2018 a abertura de 1.434 novas empresas dos mais diversos setores econômicos, como indústria, comércio, serviços e agricultura. Os empresários que iniciaram suas atividades no município são das categorias MEI (Microempreendedor Individual), microempresas e empresas de pequeno porte.

Por outro lado, houve o fechamento de 379 empresas, resultando em um saldo positivo de 1.055 empreendimentos instalados na cidade no ano passado, conforme dados levantados pelo Observatório de Inteligência Econômica da Sedecti (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Para o prefeito Cristiano Salmeirão, os dados corroboram com o resultado apresentado pelo mercado de trabalho, que em 2018 interrompeu uma ciclo negativo e encerrou com saldo positivo de 170 postos de trabalho. “Isso evidencia as oportunidades que o município oferece para a instalação de novas empresas e que Birigui é uma cidade empreendedora”, destacou.

Conforme o secretário da Sedecti, Nelson Giardino, o resultado vai ao encontro do trabalho realizado pela pasta seguindo as diretrizes de desenvolvimento da administração e as estratégias implementadas, como a facilitação e agilização do processo de abertura de novas empresas e as orientações repassadas pelo Sebrae Aqui para pessoas interessadas em empreender.

O município conta também com o programa Via Rápida Empresa que agiliza a abertura e o licenciamento de empresas de baixo risco em um único atendimento, de forma online. O sistema permite a troca de informações entre Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Cetesb. Cabe ao município a análise de viabilidade do empreendimento e a emissão do alvará de funcionamento.

SERVIÇO Informações sobre cursos, orientações para empresas e auxílio para pessoas interessadas em empreender na modalidade MEI podem ser obtidas no Sebrae Aqui, instalado na Sedecti, que fica na rua Nilo Peçanha, 301, Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Informações: (18) 3641-5033 ou 3641-6270.

Fonte: Da redação/com informações Prefeitura Birigui

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by