Araçatuba receberá Mostra de Arte e Cultura Urbana nas Comunidades

Arte urbana, discotecagem, rap, circo, teatro e dança freestyle compõem a Mostra de Arte e Cultura Urbana nas Comunidades – MACUCO, que terá três edições entre os meses de agosto e setembro em diferentes regiões de Araçatuba. A mostra passará pela EMEB Deodato Isique, no dia 28 de agosto, pela AMA (Associação Amigos do Autista), no dia 5 de setembro, e se encerra no Centro Comunitário do bairro Porto Real, no dia 15 do mês que vem.

Desenvolvida com foco na inclusão, diversidade e na promoção de intercâmbio entre agentes culturais junto às comunidades locais, a mostra é organizada pelo Espaço Cultural Oficina de Macacos, com financiamento pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pela Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e produzida pela Aruê! Arte, Cultura e Holismo.

“A valorização do fazer cultural na cidade é o ponto importante da proposta, proporcionando novos espaços de atuação para os artistas, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento humano, e dialogando com diferentes perspectivas sociais e linguagens artísticas, para a transformação social das nossas comunidades”, afirma o produtor cultural Rafael Batista.

Itinerância

A EMEB Deodato Isique, no bairro Aviação, será o primeiro local que receberá a MACUCO, na próxima quarta-feira, dia 28, das 8h às 18h. Todas as atividades da mostra serão abertas para a comunidade local, promovendo interação entre alunos, professores, artistas e a comunidade. “A comunidade escolar acolhe e aprecia mostras como esta, pois se aproxima da escola e a reconhece como meio facilitador de práticas integrativas ligadas à arte e a cultura”, ressalta a diretora da escola, Deise Machado.

Localizada no bairro Morada dos Nobres, a AMA (Associação Amigos do Autista) foi escolhida para receber a segunda edição do evento, no dia 5 de setembro, com exclusividade para o público atendido pela associação. Para Sidney Freitas, coordenadora da instituição, as diversas linguagens artísticas envolvidas na mostra têm o potencial de aprimorar e valorizar a compreensão da expressão corporal, percepções visuais e sensoriais, e da linguagem de forma harmônica para o autista, quesitos que já vêm sendo trabalhados pela entidade.

Depois de passar por uma comunidade escolar e por uma comunidade terapêutica, a MACUCO chega ao bairro Porto Real, no dia 15 de setembro, com evento aberto a toda a população no Centro Comunitário, conhecido também como Casa do Hip Hop.

Programação

Nas três edições, um mural artístico será confeccionado pelo artista plástico Felipe Xodó em parceria com o público. Haverá também apresentação de discotecagem com o DJ Jhonny Wazagoo, um pocket-show de rap com Allan Barros, apreciação de discos de vinis e apresentação de freestyle com os dançarinos Nyambertal e Léia.

Os espetáculos de circo “Playaços” e “Lona de Rua” também integram a programação, em parceria com a Pimenta Cultural Produções Artísticas. O espetáculo “Lona de Rua” é apresentado por um palhaço, uma malabarista e um músico, que interagem entre si e com o público, como se todos estivessem sobre um picadeiro. Já o “Playaços” é realizado numa lona estendida pelo chão. A plateia se acomoda ao redor da lona, em formato de arena, e pode apreciar muito malabarismo, equilibrismo, mágica e palhaçaria.

Serviço

MACUCO – Mostra de Arte e Cultura Urbana nas Comunidades

Dia: 28 de agosto (quarta-feira)

Horário: 8h às 18h

Local: EMEB Deodato Isique

Obs.: evento aberto à comunidade do bairro

Dia: 5 de setembro (quinta-feira)

Horário: 8h às 18h

Local: Associação Amigos do Autista (AMA)

Obs.: Evento fechado para a comunidade atendida pela associação.

Dia: 15 de setembro (domingo)

Horário: 9h às 19h

Local: Centro Comunitário do bairro Porto Real (Casa do Hip Hop)

Obs.: aberto à população

Entrada Gratuita

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by